quinta-feira, maio 18, 2006

Já vi o Código Da Vinci

Sim, é verdade. Esta tarde não resisti e fui assistir à estreia mundial da tão esperada adaptação cinematográfica do best-seller de Dan Brown, “O Código da Vinci”. Na minha opinião o filme é exactamente aquilo que estamos á espera. Nem mais, nem menos. O que no caso da adaptação de um livro que vendeu 36 milhões de cópias e deixou o mundo inteiro atónito pela genialidade do argumento, me parece muitíssimo bom. O filme é extremamente fiel ao livro. As cenas sucedem-se e intermeiam-se a bom ritmo, tal como no livro e os lugares são exactamente aqueles que imaginámos ao lê-lo. Ron Haword está de parabéns.
A prestação de Tom Hanks é simplesmente perfeita. Afinal, o homem é um senhor na arte de dramatizar (quem não se lembra de Forest Gump ou O Naufrago?). O mesmo já não posso dizer de Audrey Tautou, aqui na pele da activa e brilhante Sophie Neveau. Achei o seu desempenho pouco emotivo numa história tão recheada de emoções violentas. Consegue ficar quase indiferente ao facto de saber que é da família de Jesus Cristo. Que é o último descendente vivo do Sangue Real de Jesus e Maria Madalena. E isto tudo sem uma lagrimazita nem nada. Penso que até a nossa Maria de Medeiros faria melhor, com a pronúncia francesa e tudo. Ian McKellen dá vida, e bem, ao lunático Leigh Teabing, o que não espanta, pois já em Senhor dos Anéis ele brilhou no papel do profeta alucinado Gandalf.

Enfim, mais uma história que acaba bem, esta deste Dan Brown que já não podia aturar a mulher a mandá-lo trabalhar e ganhar a vida. (Parece que a estou a ouvir: “Ó Dan, vê lá se te orientas que isto assim não dá! Larga lá essa papelada e vai dar, nem que seja, serventia a pedreiros.”).

13 comentários:

Anónimo disse...

Kate, desculpa, mas não vou comentar o teu artigo sobre o Código da Vinci, quanto ao filme porque ainda não o vi, e quanto ao livro porque não o achei nada de especial, enfim não é GIIIIRO, é...giro.
Hoje só quero dizer que estou contente porque se prepara um ganda fim de semana em Minde. Vivá musica!
Finalmente a Banda volta ao coreto, de onde nunca devia ter saído! E há lá coisa mais bonita que uma tarde de domingo com uma banda a tocar num coreto?!
Deus queira que não chova.
Maria Papoila

Anónimo disse...

Tambem Vi o Filme Menina Kate Moch, Foi Bom, não foi nada de outro mundo, mas foi Bom. Estou em pleno acordo contigo quanto ao desempenho dos Actores. Aquela gaja podia muito bem fazer uma figurinha melhor. Familia de Jesus Cristo Tem que ser uma gaja boa.
Contudo, acho uma grande coragem da parte do meu íntimo amigo Dan, ao expor um argumento assim. Eu bem o Avisei das possiveis consequencias. Disse-lhe que iria correr alguns riscos. Mas enfim.... ele é que sabe. Até acho que valeu a pena, afinal o gajo ganhou umas massas. Pior para mim, não pactuei com ele e assim não recebo qualquer comissão.

Luis Achega

Anónimo disse...

Repararam na contínua frescura de Tom Hanks quando estava em casa de Leigh Teabing a tentar descobrir a solução para o Graal? Nem parecia afectado pelo cansaço depois de uma noite inteira pensar em símbolos e segnificados destes...

Parece que o filme foi apenas feito para quem leu o livro, deixando uma sensação de superficialidade e muito provável confusão para quem não o leu...

Penso que se deve atribuir ao realizador a falta de emoção evidenciada no memento do anúncio da linhagem de Cristo...

Aliás a estaticidade das personagens principais deve-se com certeza a uma opção (penso que errada) do realizador...

Para quem tem algum tipo de interesse neste grande livro recomendo a leitura do livro como imperativa!

Mas afinal, alguém conhece (e leu) algum livro cuja adaptação ao cinema supere o livro??

Anónimo disse...

Então que tal o banho ás 3 da manhã?

Anónimo disse...

Ainda não vi o filme.. vou tentar ver esta semana! Concordo com o comentário do anonymous: nenhum filme superou o livro! Confesso q tou bastante curiosa.. mas ñ quero criar expectativas.. p ñ ter desilusões.
Ceci

Anónimo disse...

Pois eu, queridos toucaeuristas, vi uma vez um filme que superou o livro. O livro , já de si, é uma obra prima, chama-se "Crónica de El-Rei Pasmado" de Torrente Ballester. Conta a história de um jovem rei espanhol do século XVII (salvo erro) que queria por força ver a rainha nua. O livro é genial, mas o filme...
Deve ter sido o melhor casting da história do cinema, porque era impossivel terem encontrado um actor que melhor retratasse o jovem rei, nem que o tivessem feito por encomenda...
Aconselho vivamente tanto o livro como o filme!
Mas afinal quem mais já sabe do banho às 3 da manhã?
Maria Papoila

Calos disse...

Pessoal:
Era completamente impossivel superar o livro. Portanto acho que está muito bem.

Quanto ao banho, também dificilmente será superado.
Não dizem que só se é verdadeiramente minderico quando se bebe a água da mata? Então!
Neste momento sou uma previlegiada. Eu, o meu mais que tudo e o cão do outro...

Anónimo disse...

Qual cão?
Maria Papoila

Anónimo disse...

Ainda não vi o filme nem li o livro (nem penso lê-lo)
mas quanto ao filme superar o livro, há muitos, estou a lembrar-me do "Crime do Padre Amaro" :)

Quanto ao banhos, se me pagarem bem envio umas fotos.....

wolfinho

Anónimo disse...

Ainda não vi o filme...mas o livro já o li 2 vezes!!! É muito normal que o filme fique aquém do livro, mas só o dinheirão que o Dan ganhou com a polémica que causou...eu só queria ter um décimo!!!

DMinde

splietje disse...

I only read the book. I did like it.
I cann''t speak Portugees.
I am 72 years old.
please visit my other site
http://splietje.web-log.nl
I paint beautiful pictures of dogs, cats end so.
Bye Bye

Anónimo disse...

Acabei de ver o filme e...
1º não acho assim tão má a actuação Audrey Tautou.
2º o filme como ficção e mt bom, como filme histórico, um rol de mentiras.
3º Só tenho pena de não receber um poukinho dos fabulosos lucros que toda esta história vai dar.

P.S: pesquisem sobre os factos contado no filme e vão ficar surpreendidos.

Anónimo disse...

Agora que já vi o filme...prefiro o livro...!!Qto ao que é ou não verdade ou está ficcionado ou interpretado de uma maneira diferente...é pra isso que serve a ficção!!!
Deixem o homem em paz...ele até escreve bem!!!

DMinde