sexta-feira, outubro 16, 2009

Sabiam que....

Boas,

Sabiam que existe:

A batalha da Asseiceira travou-se na povoação de Asseiceira perto de Tomar a 16 de Maio de 1834. Fez parte das guerras civis entre liberais e miguelistas, onde estes últimos foram derrotados. Além de mortos e feridos em grande número, os absolutistas deixaram 1400 prisioneiros nas mãos dos liberais. Esta batalha pôs termos ao reinado de D. Miguel, obrigado a recolher-se a Évora Monte, onde foi assinada a paz e de onde o monarca partiu para o exílio.

Será que o Sr.Fresco é D.Miguel?

3 comentários:

Beltrano disse...

Foi a batalha de Asseiceira em 1834que pôs fim ao reinado de D.Miguel, contou com a ajuda de Torres Novas,Golegã e outros, tendo-se o monarca refugiado em Évora-Monte. Nesta batalha foram derrotados os absutistas e ficaram 1400 prisioneiros nas mãos dos liberais e assim acabou o reinado de D.Miguel.
Também agora, 175 anos depois Asseiceira Fernanda, vence a batalha aos abslutistas, desta vez travada mais a norte, em terras do couro e da malha, de forma pacífica e contou igualmente com a ajuda do Rodrigues de Torres Novas e do Maltez da Golegã, assim como com a solidariedade de outros povos visinhos.
Esta batalha, sem sangue, nem prisioneiros, nem exilado para Évora foi a melhor maneira de comemorar a vitória dos liberais 175 anos depois.

Anónimo disse...

isto do pessoal andar a fazer copy paste da wikipedia... pode ser considerado plagio. para a proxima retirem os links e os textos a negrito e revelem as fontes :)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Asseiceira

Beltrano disse...

Foi lá confirmar, encontrou ? Parabéns...
Também lá estava, (na wikipédia) a última batalha de Asseiceira?
E a derrota dos abslutistas, diga-se ICA's, com rendição em Évora, também ?... ainda melhor, É CREDIVEL !!!!