quarta-feira, julho 12, 2006

O mundo dos génios lunáticos está mais pobre

Morreu Syd Barret.
Syd Barret foi um dos fundadores dos Pink Floyd, juntamente com Roger Waters e David Gilmour. Foi inclusivamente este último que o ensinou a tocar guitarra. Completamente lunático, influenciou bastante a banda, mesmo depois da sua saida. Wish you where here e Shine on your crasy diamond baseiam-se na loucura genial do compositor e guitarrista. Abandonou os Pink Floyd dois anos após a sua formação, basicamente porque não se podia aturar. Embora o seu génio musical fosse inquestionável, não havia pachorra para aturar as suas nóias. Mas, segundo as más linguas, os outros também não são melhores. Senão veja-se: No Rock in Rio esteve o desgraçado do Rui Veloso à espera de Roger Waters horas, só para o cumprimentar, e este simplesmente o ignorou, foi embora sem lhe dar a minima hipótese. Enfim, manias de génios...Sim, porque eles foram e são génios!
Agora Deus e o Diabo que se entendam com aquela alma conturbada que lhes acabou de chegar, mas não há duvida que o além nunca mais voltará a ser o mesmo.

5 comentários:

tuBo em cima disse...

sim, de facto GENIO é a palavra!!
letras fantásticas, musicas mto marcantes e a capacidade quase unica de num estádio cheio de gente conseguires estar num concerto completamente introspectiva com 60.000 pessoas a ouvirem os génios tocar, todas boqueabertas e sem uma unica pessoa a falar! O silêncio fantástico que se ouvia por detrás da musica e sons tocados pelos Pink Ployd algures no tempo no velho estádio de Alvalade, ficou-me para sempre gravado na memória. E ainda hoje, não há x nenhuma em que passe o wish you were here no carro que eu n pare a conversa, ponha mais alto e cante tudo do principio ao fim "we're just two lost souls swimming in a fish ball year after year"
Fica a memória ao génio!!!!

Anónimo disse...

O David Gilmour não é fundador dos Pink Floyd, devias saber isso na ponta da língua.
Abraço

Mebsuta disse...

Syd Barrett, ou melhor "Roger Keith Barrett"...foi, mas fica o seu legado, que se limita a um albúm: "The Piper at the Gates of Dawn", enquanto "Pink Floyd, mais tarde, lançou mais dois a solo, o último de 1988,"Opel".
Deixem que vos esclareça:
Os Pink Floyd, foram inventados pelo Syd, em 1963, conjuntamente com Roger Waters, Nick Mason e Richard Wright e o desconhecido Bob Close, que mais tarde abandonou.Syd "abandonou" (foi forçado) em Fevereiro de 1968, devido ao LSD, que o queimou todinho, em Junho desse mesmo ano, surge então David Gilmour, para completar o lugar vazio. O Syd andava lunático, não aparecia nos ensaios e por vezes nem ia aos espetáculos, quando ia, levava violas sem cordas, ou com uma corda apenas. Um belo dia, foram fazer mais um concerto e deixaram-no ficar em terra. Exilou-se em Cambridge, onde viveu até aos últimos dias da sua vida. Provavelmente terá morrido devido a diabetes.
Abreijos

Anónimo disse...

Nem o Além ficará igual, nem o aquém será o mesmo sem ele!

Anónimo disse...

Outro album que o SYD gravou com os Pink Floyd foi "Saucerful of secrets" e dois albuns a solo "The madcap laughs" e "Barrett"