terça-feira, junho 13, 2006

De mal a pior...

Não era minha intenção regressar com um assunto tão sério, mas é impossível ficar indiferente ao sucedido este fim de semana em Minde. O nosso amigo Zé Manel foi assaltado, torturado e espancado dentro da sua própria casa. Agora parece-me fácil atribuir culpas ou encontrar explicações para aquilo que não a tem. Nada teria acontecido se o Zé não abrisse a porta, se os clientes, tal como eu, tivessem bebido mais um copo, se houvesse polícia em Minde, se o trânsito ainda passasse por ali…Mas o que é certo é que tudo aquilo se passou realmente. E agora? Onde estão os responsáveis? Quando irão responder pelos seus actos desumanos? O que irá fazer a nossa GNR? O que irá fazer, não sei, mas sei o que fez: Absolutamente nada! Foi chamada ao local, tirou apontamentos e foi ao hospital para falar com o agredido. Este, obviamente, continuava meio inconsciente, nem deu pela presença dos senhores agentes. Depois voltaram ao Estaminé para dizer à Senhora Eulália que o Zé ia ficar bem. Por favor, senhores polícias! Essa tarefa de informar a família qualquer enfermeira faz! Façam aquilo que vos é exigido. Zelem pela segurança dos populares. Lembrem-se que Minde não serve só para multar. Façam rondas. Investiguem! Será que tirar impressões digitais e fazer retratos robot só se faz na América? Andarei eu a ver muito CSI?

Hoje foi o Zé! E se amanhã for um de nós?!...

17 comentários:

Anónimo disse...

DEPOIS DE MUITAS TENTATIVAS VAMOS A VER SE CONSIGO ENTRAR.
AO zé Manel um abraço solidário bem como a toda a família.
Aos mindericos que andem mais a pé e não deixem de ir ao Estaminé por falta de estacionamento.A quem está no poder que mostre sensibilidade para os problemas das populações,à oposição que se faça ouvir nas respectivas Assembleias e ao povo em geral que se manifeste nessas Assembleias e nas sessões públicas da Câmara!

Anónimo disse...

Só se fores tu, ó cobardolas que não dás a cara aqui, sequer.

Anónimo disse...

Penso que ninguem esperava que aquilo que aconteceu ao Zé e ao Veneno pudesse sequer acontecer em Minde.
Os motivos de tal acontecimento não são importantes, pois o facto é que aconteceram, e são o espelho da maior insegurança que se vive em Minde e em Portugal.
E será que ninguém se queixa do estado das coisas, a policia tem mais medo dos assaltantes, que o Povo, se não querem trabalhar vão para o quadro de supranumerários.
Uma noite desta semana em conversa com o Henrique, falavamos que os (coitados) dos policias faziam aquilo que podiam pois os assaltantes iam a tribunal e o juiz colocava-os logo na rua (e eu digo, não era bom que a culpa fosse toda dos juizes).
O mau desempenho (em ponto de vista) da função de uns, não pode ser desculpa para a mediocridade de todos.
Um abraço aos agredidos e má disposição para os agressores.

Calos disse...

gAz tens toda a razão. Sabias que o Mário Machado, líder do Partido Nacionalista Renovador, neonazi, racista, preso a semana passada após uma reportagem na RTP, esteve preso 2 anos e meio por envolvimento na morte do cabo-verdiano Alcino Monteiro em 1995 no Bairro Alto? Dois anos e meio!...E um gajo destes pode ser candidato por um partido político às eleições como aconteceu nas últimas autárquicas. Parece-me que os nossos juizes são os principais inimigos públicos, da polícia e dos cidadãos.

Anónimo disse...

O que precisavam os senhores que estão na Junta era uma MALHA DE PORRADA ,daquelas que fossem parar ao hospital.Esta terra cada vez está pior e graças aá mudança do transito,agora até fecharam a R.Conego Feliciano,para quê?Concerteza deve ser para fazer um parque infantil para as nossas criancinhas,para as livrar dos acidentes!Haja Deus,para tanta estupidez junta!Fora com todos os PARASITAS que estão na JUNTA de FREGUESIA de MINDE!!!!

Anónimo disse...

Não tenho nada de cobardolas, se é a mim que se dirige Zé Oliveira!
Acho que foi tão bom o conselho que já aparece no Portal o pedido para o povo se dirigir e colocar perguntas às Assembleias. Se não o estimulei foi transmissão de pensamento.
Se ainda não o fiz é porque não vivo em Minde nem no concelho.
E esta?

PM disse...

Kate,
O artigo está fixe, mas a frase final nem por isso.
O Zé é um de nós.
Um beijo,
PM

PS
Um conselho: Não deixes os comentários sem a autenticação dos caracteres porque facilmente és atacada por span automático. Depois é uma trabalheira para te veres livre deles. Eu fui atacado, e nem queiras saber...

Calos disse...

Claro que o Zé é um de nós. Para mim é um irmão mais velho. O que eu quero dizer é que ninguém consegue fazer a mais pequena ideia da revolta que lhe deve ir na alma. Não passamos por aquilo. O que eu quero dizer é: E se fosses tu? O que farias? Até onde te levaria a revolta?

Já agora podes explicar-me melhor o que é ser atacado por um Spam automático? Não percebo nada destas novas tecnologias.
1 Beijinho e não me interpretes mal.

PM disse...

Claro que não estava a intrepetar mal. Até precebi a idéia. Mas o português é uma lingua muito traiçoeira.

Sobre o Spam :
Mal decobrissem o teu endereço com comentários livres, um programa tipo robot começava a encher-te os comentários com dezenas de publicidades esquisitas. Foi o que me sucedeu a mim. Depois foi uma trabalheira para as apagar.
Por isso é que existe a verificação de caracteres.
Sempre às ordens,
PM

PS : Já agora, adorei a descoberta da mãe do Popeye. Tá de mais.

Anónimo disse...

O artigo está excelente, parabens Kate, e um grande abraço para o zé e tb (porque parece que se esquecem do Paulo (veneno)) para o meu amigo veneno, pelos visto o único nessa noite que não deixou o zé sozinho.
Quanto a soluções, não sei, mas uma terra sem GNR, que não faz rondas é um paraiso para marginais.
Terá que ser a Junta a fazer força junto da camara para inverter este problema. Vamos ver se são capazes.

Gui disse...

Bem, o que aconteceu ao Zé foi de facto, e na minha opinião, uma tragédia... E lá está, não acontecem só aos outros ou só nas grandes cidades, acontecem também em Minde (de onde sou) ou em Mira d'Aire (onde vou vivendo)... As responsabilidades, mais uma vez, ninguém as encontra, porque este nosso País, à beira mar plantado, esquecem-se de tirar impressões digitais, ou será que custa muito dinheiro ao estado??? Será melhor, deixar um monte da marginais à solta??? Não se apuram responsabilidades e pronto!!
Quero desde já dar um grande beijinho ao Zé, ao Isaac e a toda a familia

Anónimo disse...

a culpa é do cigano...
está na hora de colocar placas informativas nas várias entradas de Minde, complementares às de boas vindas, a PROIBIR A ENTRADA E CIRCULAÇAO A CIGANOS QUANDO NÃO ACOMPANHADOS PELA AUTORIDADE...

já agora...podiam proibir a venda de produtos roubados na praça de Minde por essa escória de raça cigana

Anónimo disse...

Bem dita internet que dá voz à alarvidade toda que existe em alguns asnos...

Já viram o que era ficarmos sem estas pérolas...?

Anónimo disse...

E especialmente sem ti....anônimo...era uma perda para a Nação.

Anónimo disse...

Caro Anónimo,
nunca lhe disseram que é feio apelidar os outros com os substantivos que melhor descrevem o nosso perfil? Se é isso que pensa de sim!!

Reparei que o srº é tão inteligente que conseguiu responder com aproximadamente 4 horas de antecedência ao meu comentário...pelo menos aprenda a acertar o relógio do seu computador!!

Anónimo disse...

Zé:
Não vê que o relógio do homem está certo? Você escreveu às 00:38 do dia 17 e o anónimo só respondeu à hora de jantar do mesmo dia. Irra! Tá pior da perna!

Anónimo disse...

O que aconteceu ao Zé não tem descrição...além de desnecessária é violência cobarde:6 contra 2...!!
O problema é que n temos GNR em Minde e a de Alcanena demora décadas a aparecer...de preferência já só aparece quando já n há perigo!Será que é preciso morrer alguém para porem cá um posto da GNR...??É que já faltou mais!!
Nisto tudo quem ficou mal foram o Zé e o Paulo que não fazem mal a ninguém...pra eles, e em especial pró Zé, um abraço grande!
e ainda querem que o pessoal ande na rua à noite...livra!!!Se nem em casa estamos seguros...!!
Na serra de sto. antónio até se fazem patrulhas civis durante a noite!!!E por bem menos que isto!!

DMinde