terça-feira, outubro 12, 2010

BURACO

 Estes são os 33 homens que vão sair do buraco.



Este é o país que vai para o buraco.








27 comentários:

Amigo tcn disse...

Eles tem saída. E nós?

Anónimo disse...

Procuram-se culpados, de preferência vivos para verem a porcaria que fizeram (e continuam a fazer)!
Durante os 3 primeiros anos Sócrates culpou o PSD que esteve lá 2 anos e meio a tentar tapar os buracos que o Guterres, Sócrates e companhia deixaram ao fim de 6 anos de regabofe despesista. Não foi por acaso que o Guterres deu de frosques porque de burro ele não tinha nada.
No último ano do mandato anterior Sócrates apanhou boleia da crise, apesar disso, porque havia eleições, foi gastar à tripa forra - 3% aumento da função pública, baixa do IVA, dinheiro para os recém-nascidos, medicamentos gratuitos, etc, etc. para agora anular tudo isso.
Neste mandato continua à boleia... mas agora quer culpar também o PSD que está na oposição!!!
Quando é que este primeiro ministro se torna um homem capaz de assumir as suas responsabilidades?
No mínimo quer fazer de todos nós parvos. As sondagens mostram que pelos vistos ainda consegue iludir uma boa percentagem!!! Faz-me lembrar os indefectiveis do Vale e Azevedo!
Será que alguém ainda acredita que com este PECIII vamos resolver alguma coisa? Sequer equilibrar as contas? Santa ilusão.
Quando é que percebem que o Sócrates e infelizmente, boa parte dos dirigentes europeus ainda não perceberam que a origem do problema está na globalização e na impossibilidade prática das empresas conseguirem competir com armas desiguais - os chineses ganham dez vezes menos e trabalham mais 5 (cinco) meses (em horas) por ano do que os portugueses!!!
A crise financeira vem a seguir ao enfraquecimento da industria ocidental que deixou de alimentar os produtos tóxicos puramente especulativos da Banca, as 'Dªs Brancas' estilo Madoff, Afinsa, etc.
Por isso todo o sistema financeiro construido numa base especulativa insustentável ruiu quando lhe faltou o fluxo financeiro das empresas.
Mas a génese está na crise de produção. Quem continua a atirar as culpas (só) para a crise financeira está enganado e a enganar os incautos. Exemplo disso foi a injecção de 100 milhões de euros que fizeram na Quimonda que não conseguiu resolver problema nenhum. Não é possível vender um produto (chip's) se a China o fabrica, como é o caso, a um terço do preço, por mais que se injecte dinheiro na empresa. Tão simples como isto.
(continua…)

Anónimo disse...

(…continuação)
Voltando à vaca fria. É por isso que com estes dirigentes não vamos a lado nenhum, ou melhor, vamos continuando a caminhar para o buraco que o 'Toucaneura' muito bem ilustra.
Soluções? Quem perceber isto entende também que quem (ainda) trabalha não tem possibilidade de sustentar este estado mastodôntico. Há medidas óbvias. Os cortes têm que ser radicais e têm que começar por cima. É de lá que devem vir os exemplos. E podem dar muitos porque é insustentável gastar tantos milhões com quem nada produz ou pelo menos, o que faz não justifica o que ganha!!!
A seguir há que saber quais os sectores económicos viáveis e apostar forte neles (turismo, energias, ambiente, tecnologias, o mar, alguma agricultura bem adaptada ao nosso clima, parcerias estratégicas com os países de lusófonos, etc, etc) salvaguardando de alguma maneira neste período de transição, a restante industria através da defesa dos seus produtos em oposição aos produtos importados.
Adaptar o ensino às novas necessidades e às novas exigências (e não ao facilitismo).
Simultaneamente exigir às empresas, lojas e produtos estrangeiros (não vale a pena dizer de onde provêem) o mesmo que exigem às empresas, lojas e produtos nacionais. No mesmo pacote exigir de todos aqueles que recebem apoios do estado tipo Rendimento Social de Inserção e Subsídio de Desemprego que contribuam com horas de trabalho para a comunidade e compensem desta forma o esforço que a comunidade faz para lhes garantir o mínimo de sustentabilidade. O País (todos os que trabalham e contribuem) não tem possibilidade de sustentar tanta gente à boa vida (mesmo que de forma involuntária).
Quem nos dirige diz que o Mundo mudou (os sindicatos nem isto querem entender), mas, infelizmente ainda não perceberam a mudança. Enquanto isto não acontecer não temos cura porque não se ataca o problema na sua origem. Não se cura uma pneumonia com comprimidos para a febre. Ela até pode desaparecer mas o problema mantém-se.
Se fosse optimista diria que 'é preciso ter muita saúde para aguentar com tanta doença' mas receio bem é que o doente já não aguente a cura!!!

Anónimo disse...

Quero dar o meu testemunho não tão macroeconomico, pois os problemas tambem se resolvem num nível mais abaixo.
Crescemos todos na ilusão que o dinheiro era barato e que com mais ou menos esforço conseguimos levar a àgua ao nosso moinho.

Eu conheço o caso da empresa onde trabalho, em que se previligia muito o curriculum dos de fora, e trata-se mal quem súa pela empresa.
A empresa atravessa um período dificil e em vez de aproveitarem quem têm e quem conhece a casa, recruta-se gente com grandes curriculum's que a única coisa em que estão interessados é na promoção da sua carreira e em grandes idmenizações. Estes senhores deixam as empresas de rastos quando saem, no entanto continuam por aí...(e nós já tivemos cá desses)
A directora artistica do "Cirque du Soleil" veio dizer ontém que por vezes a salvação das empresas está nos colaboradores, e por vezes até aqueles que têm um papel aparentemente menos significativo.
Os grandes "cérebros" deste país continuam com ouvidos moucos para certas vozes.
Temos que mudar o paradigma e olhar para além da janela, investir naquelas pessoas que sempre estiveram lá.

Há um caso muito conhecido que resume parte daquilo que eu disse.

A Colgate há uns anos estava com problemas de vendas, pois não conseguiam vender mais que aquela conta, e um dia vinham dois directores a conversar no elevador da empresa, sobre este assunto, e um empregado de limpeza pediu a palavra:
- Desculpem a voleidade, mas isso é muito fácil!
(um director)- Ah é! então diga lá a sua ideia.
- Basta alargarem a saída da embalagem da pasta de dentes.

E querem saber uma coisa? Conseguiram!

Um Abraço

Anónimo disse...

deveriamos aproveitar o buraco que vai ficar vazio e voltar a enche-lo mas desta vez com o pessoal da assembleia da republica nao esquecendo a nossa presidente da camara e alguns vereadores

Anónimo disse...

concordo a nossa presidente, e alguns vereadores. voltem icas mas depressa, senao o nosso concelho desaparece. torres novas cresce arranjando postos de trabalho, alcanena ate paga para gerirem o cine teatro sao pedro. e nao sabemos a quem empresa desconhecida no concelho. admira o wolfinho nao falar, depois de tanto morder no espetaculo de ana moura. agora os 37 mil euros nao fazem falta ao cine teatro de minde. agora nao e da cor e arranjaram tacho ao irmao cala te boca. mas pela boca morre o peixe tenho dito viva o ica abaixo o ps e ja agora o novo rumo

Anónimo disse...

Ainda ressabiados, já teve tempo para passar

Anónimo disse...

Estes icas são como o socrates, enterraram o concelho e querem por as culpas nos outros.

Anónimo disse...

à gente que nunca esta contente com o que teem ,minde ate esta a crescer senao vejamos um Intermache novo um restaurante novo grandes obras no lar tudo isto vai criar postos de trabalho ,ja comecaram obras na zona industrial,isto vai Nao digam mal de tudo minde tem uma boa equipa desde vereadores à junta de freguesia ao novo rumo nada falha. , . ,

Zé Cueca disse...

ica

Anónimo disse...

O PS esteve 20 anos na Câmara no tempo das vacas gordas e os ICA nos últimos 8 a apanhar com a crise e com o boicote dos governos PS aos projectos e comparticipações acordadas.
E quem afundou o Concelho foram os ICA?
Todos nós sabemos quais foram os contributos para Minde e não só do Engº José Luis Ribeiro enquanto esteve envolvido na política.
Pergunto: quais foram os contributos para Minde e para o Concelho da Sra. Presidente enquanto deputada e vereadora da Câmara durante estes mesmos últimos 8 anos?
Mais, o que é que foi feito por Minde neste primeiro ano de mandato?
Talvez a perspectiva óbvia de perdermos as Escolas? A perca da Delegação da Segurança Social? O tratamento desigual das Juntas não PS? O retrocesso no apoio ao movimento associativo?
Basta relembrar a entrevista ao Jornal de Minde (porque a memória é curta) para ver que a única coisa que teve para dizer sobre Minde em termos de projectos futuros foi 'vamos melhor o atendimento da Delegação de Câmara'. Sem mais comentários (por agora)

Anónimo disse...

Bolas estes icas são como o Sócrates, todos dizem que ele nos esta a levar ao buraco e ele diz que estamos a crescer, assim estão os icas.

Anónimo disse...

Há uma diferença significativa:
Com o Sócrates as palavras não correspondem aos factos nem à realidade (alguém ainda acredita no que ele diz?).
O que o anónimo das 10:06 disse são situações que todos conhecem.
Uma pequena diferença que separa a propaganda da verdade dos factos.

Zé Cueca disse...

ica

Anónimo disse...

forca ica abaixo asseiceira. vamos mudar minde , assim que os icas voltarem ao poder. viva ica ica ica. o wolfinho e o jornal de minde perderam o piu, ou entao concordam que minde nao mereca ,a minima consediracao da camara. dizer mal era bom mas era do ica, agora nao têm medo ou devem obrigacões a senhora.

Anónimo disse...

deixa-te de merdas J.J.

Anónimo disse...

Sr anónimo das 10,06: da actual presidência e da imediatamente anterior todos sabemos da vergonha que foi e que tem sido. Levantou-se-me contudo a dúvida no que respeita à afirmação dos grandes "contributos para Minde e não só" dados por esse tal José Luís.Concretize para ver se o entendo.

Anónimo disse...

Há muita gente em Minde que conhece e sabe quais foram os contributos do Engº José Luis. Nem o próprio nem as instituições necessitaram à época de andar a publicitar esses apoios, não serei eu a fazê-lo.
Quando as pessoas têm vontade de ajudar e de colaborar não precisam de publicidade.
Mais importante que as palavras são os actos e esses ficam para quem os pratica e com a sua consciência. Tudo o resto são 'fait divers' que só têm um objectivo. Não preciso de dizer mais.

Anónimo disse...

Este anónimo é dos tais que andavam ao beija mão ao boy, zé luís.Tenho pena que esses contributos não me tenham chegado também a mim! Ele entrou no carrocel da política (para não dizer de outra maneira...),tá-se borrifando para a nossa terra e era completamente sectário.

Anónimo disse...

cala te nunca devester estado, em nenhuma coletividade. so assim podes desconhecer o trabalho do ze luis. ignorante

Anónimo disse...

forca jj volta depressa, minde precisa de ti. mas com urgencia deixa os falar, a tua terra e mais importante.

Zé Cueca disse...

ica

Anónimo disse...

eu voto no Ze Cueca!

Zé Cueca disse...

ica, ica

Anónimo disse...

Zé Cueca vai ver se estas cagado,sim????

Zé Cueca disse...

ica

Anónimo disse...

zé cuequinha,tu nem para levares no cú prestas.

ass.virgem