quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Nacionalização

O Administrador nomeado pelo Governo (CGD), Norberto Rosa, para dirigir o BPN após a nacionalização, vem agora dizer que as perdas atingem 1,8 mil milhões de euros. Após a auditoria excepcional pedida pelo Governo as imparidades apontadas rondavam os 700 milhões de euros, menos de metade. É certo que a própria auditora (Deloitte) também refere que a auditoria era parcial e não envolvia o BPN Cayman, Banco Insular entre outras negociatas. E o nosso Governo deve ter pensado: “Epá, desde lado estão 700 milhões, isto não deve chegar ao mil milhões.” Pelos vistos, e mais uma vez, enganou-se.
Ah! Isto tudo enquanto o BdP assobiava para o ar e dizia que não tinha responsabilidades porque não podia ter um fiscal a tempo inteiro em cada banco.
Voltando à nacionalização, o Governo decide nacionalizar o BPN, que segundo o próprio Norberto Rosa, estava numa situação insustentável em termos de liquidez e de valia patrimonial, ou seja, além de não ter liquidez também não tinha forma de a gerar! O Governo decide nacionalizar uma instituição insustentável e sem saber ao certo o montante do buraco que estava a assumir? Parece que foi isso que aconteceu…
Voltando ao BdP, é importante lembrar que o actual governador (nunca percebi este título, o que é que ele governa?...) foi o tal que fez um relatório com o seu próprio nome (coisa nunca vista!) aquando do início de funções do executivo deste Governo, manipulando dados de forma a colocar o país num estado depressivo para que as pessoas pensassem que este Governo é que iria ser o salvador (infelizmente a jogada resultou!). Como é que um governador da principal instituição de regulação financeira pode fazer algo assim?
Ainda a respeito do BdP importa referir que actualmente só tem a obrigação de supervisão financeira! Mais nada, o resto são tretas, produzem uns relatórios ridículos e traduzem para português os relatórios do BCE. Antes do Euro ainda tinham o controlo da política cambial… Os tipos só têm uma coisa para fazer e não a conseguem fazer? No mínimo é incompetência…
Voltando à questão que motivou este “post”, o Governo obriga-nos (contribuintes) a pagar um buraco que até agora já atingiu 1,8 mil milhões de euros numa instituição totalmente insustentável. Será que percebi bem?

p.s. Já percebi o porquê do título de governador! Aquilo já está inundado de directores gerais de qualquer coisa…alguém tem que os “governar”…

3 comentários:

Anónimo disse...

O Constância manipulou dados no relatório sobre o déficit em 2005?!!

lol

O Constâncio é qe tem a culpa do BPN?!!

O BPN tinha administradores, executivos e não executivos, tinha conselho geral de accionistas, tinha, accionistas, tinha comissão de auditoria interna, conselho fiscal, fiscal único efectivo e auditor externo (a BDO), com todos os poderes de orientação estratégica, avaliação, controlo, fiscalização e auditoria que isso determina.

Cometeu crimes que nunca mais acabam. Roubaram dinheiro que nunca mais acaba. Tinham um banco-sombra a funcionar num 8º andar da Av. da República, com dois portáteis e 3 funcionários...

E a culpa é do Banco de Portugal e do Governo?!

Para mim, a única culpa que se pode atribuir ao governo é que numa situação em que teve de decidir, num fim-de-semana, se deixava ou não cair o BPN e a SLN (com 6.000 empregos em conjunto, só o triplo da Quimonda...), sem todas as informações necessárias(que só agora, com uma nova administração e à 3ª auditoria, começam a aparecer) e num contexto de crise inigualável desde 1928, tomou uma decisão que nos vai custar cerca de 2.000 mil milhões de euros, cerca de 2/3 do novo aeroporto.

Mas as culpas grandes residem noutro lado. Por mais que os tapados politicamente não queriam ver.

Anónimo disse...

Arnaldo,
o "tapados politicamente" não é para ti!

Duarte Fonseca disse...

Caro anónimo,

Eu não digo em nenhuma parte do post que o Constâncio é o culpado da situação do BPN, nem sequer que é o Governo.

Seria presunção a mais da minha parte julgar fosse quem fosse.

Apenas digo que acho incrível que o BdP não tenha a mínima noção do que se passava quando o seu principal dever é supervisionar. Parece-me evidente que não deveria ser assim. Aliás, um dos vice governadores do BdP, Duarte Neves, já assumiu que o BPN foi supervisionado de muito perto. Das duas uma, ou estava tudo muito bem escondido ou foi mesmo falha. Acredito mais na segunda hipótese...

Concordo quando fala dos empregos, mas será que não somos nós os contribuintes também a pagá-los? Não será a CGD a pagá-los? Mais, não tenho dúvidas que só não foram ainda despedidos 2 ou 3 mil desses empregados por causa da actual crise. Para que é que a CGD precisa de ter em vilas com 15 mil habitantes 2 balcões da CGD mais 1 do BPN? Só não aconteceu por mera questão eleitoralista!

Um Abraço!

p.s. como é que o novo trabalho está a correr?