terça-feira, fevereiro 03, 2009

Eleições Autárquicas! (1)

Recentemente a Candidata do PS à nossa ilustre Câmara Municiapl, FernandaAsseiceira, deu um entrevista ao "Acção Socialista".

Li a entrevista e fiz a minha análise. Como forma de medir a minha (im)parcialidade pensei em indexá-la à minha preferência por qualquer um dos candidatos já conhecidos.
Parcialidade (1); Imparcialidade (0)
Prefiro um candidato (1); Não prefiro nenhum candidato (0)

Como não prefiro nenhum candidato...

Aqui fica:

Parte 1

Clichés e mais clichés… Do tipo: “Eles fazem assim mas eu quando lá chegar faço diferente…” Se TODOS sempre fizeram assim ela também vai fazer…óbvio! A constante apregoação da mudança! Não seria mais credível dizer: “Eles fazem assim, mas eu quando lá chegar vou fazer tudo para tentar fazer diferente! Só o poderei demonstrar se me derem oportunidade!” Não se compromete com algo que não sabe e ao mesmo tempo apela ao voto!

Pior: Demonstra uma vertente claramente pouco democrata quando faz parecer nas entrelinhas que o Governo ajudará mais o concelho se a câmara passar a ser PS… Liberdade de escolha no voto? Ou pressão eleitoralista? Ou será que quer dizer que tem sido o “dedo” dela no PS que tem dado alguma coisa a Alcanena?

Parte 2

Principais problemas identificados (P), soluções apontadas (S):

P - Falta de diversidade do tecido empresarial provocou estagnação económica?

S – Nenhuma. Aliás, ainda reforça que a CM vai ser a principal aliada das indústrias tradicionais (Têxtil e Calçado/Peles)… Será que é mesmo possível que a CM possa ser o principal aliado dos Têxteis e das Peles e ao mesmo tempo alterar o tecido empresarial como ela refere?


P – Falta de dinâmica de Alcanena quando comparada com Torres Novas.

S – Ela não apresentou nenhuma. Mas só vejo uma! Encher o concelho de todas as grandes superfícies, de restaurantes, de bares e deixar de lado a indústria! (o que acontece em Torres Novas actualmente) Incoerência com a necessidade de alterar o tecido empresaria? Talvez não… Talvez o projecto de alteração do tecido empresarial seja esse mesmo…

P – PDM

S – Nenhuma. Vai ser o próprio PDM o dinamizador do crescimento e desenvolvimento local… Como é que isso se faz? Dá-se corda? Põe-se uma pilha?

P – Ambiente. Rio Alviela.

S – “Comprometo-me a dar continuidade e a cumprir, com prazos, o assumido no protocolo que está em vias de ser assinado.” Então quer dizer que o actual executivo já está a resolver o problema! Ela só se compromete a continuar. Então é um problema que já tem solução! Deixou de ser um problema e passou a ser uma realidade com fim à vista!

P – Gestão do dia-a-dia e falta de rigor orçamental.

S- Não apresentou nenhuma solução mas disse que não era o sítio ideal para falar disso. Não devia estar preparada e lançou só para o ar a ideia. Como quem diz que está atenta.

Não foram identificados mais problemas. Mas há mais soluções:

- Minde vai crescer em termos empresariais com a proximidade do turismo em Fátima. Realmente, o turismo em Fátima é recente… Como é que vai fazer isso? Constitui a CM as empresas de turismo? Ou está a querer dizer que em Minde ainda ninguém teve nenhuma ideia de negócio e ela é que é a iluminada?

- “A dinâmica social está em crescendo…” Um prémio de consideração para o actual executivo. É bom que reconheça que eles têm os mais idosos na mão. Portanto não prevê nada de novo, apenas continuar o (bom) trabalho.

- Também diz que vai defender novas instalações para a GNR. Será que os actuais também não defendem isso?

Parte 3

“Ao longo dos anos tem-se instalado algum desencanto na população, que gostaria de ver o concelho agir e a interagir de outra forma.”
Qual? Os 4 princípios que ela assume são bons: determinação nas políticas; responsabilidade nas estratégias; transparência nos procedimentos; e ética nos comportamentos.
É positivo que os assuma de forma tão frontal! Parecem-me equilibrados e maturados o que demonstra uma personalidade persistente e com capacidade de reflexão.

Ressalvo uma boa notícia! Se ela não tiver a mentir, já está decidido quem vai ser candidato à Junta de Minde pelo PS.
Já agora uma dúvida: Vão ser mesmo apresentados ou fica decidido internamente? Se assim for, se calhar não fica nada decidido…ficam as aparências… Aparentemente reconhece que vai apresentar candidato(a) do PS a todas as juntas… “O processo de escolha dos candidatos ou das candidatas às restantes freguesias, ficará concluído ainda durante este mês.”

“Pretendo desenvolver um trabalho de grande articulação e valorizar a sua função com a participação nos conselhos municipais (Educação, Social, Juventude, Segurança), com a criação dos Conselhos Sociais de Freguesia, com o estabelecimento de equipas móveis de apoio, com a criação de um gabinete de apoio logístico, administrativo, promovendo a mobilidade inter-freguesias, com a melhoria das acessibilidades e dos transportes, e, sobretudo, cumprindo o que em reuniões regulares for assumido de forma colectiva.”
Socialmente uma ideia consistente. Se for colocada em prática será muito bom!

Como nota final registo o belo Slogan de campanha!

“Coesos nas equipas, empenhados nos projectos, juntos na mudança.”

Não tenho nada contra a candidata Asseiceira, mas as ideias demonstradas são por demais incipientes e vazias, apesar dos princípios serem nobres e coerentes.

Para que lado penderá a balança? Para as ideias (ou falta delas) ou para os (bons) princípios?

Os princípios podem bastar! Se (o mais provável!) os restantes candidatos também não apresentarem ideias!

1 comentário:

wolfinho disse...

Ainda um dia voto em ti...