sexta-feira, janeiro 30, 2009

Formas de Governar...

É curioso virem dizer que o Governo faz tudo para manter os postos de trabalho das multinacionais!
Eu pergunto: 10x1 é diferente de 1x10 em quê? No sentido dos números!
Mas porque raio é que o Estado prefere sempre ajudar as multinacionais (desde a sua implementação e com milhões a fundo perdido) ao invés de ajudar as nossas PME's? Porque é que preferem tentar salvar 2000 postos de trabalho de uma só vez e não fazem nada para salvar 10 empresas portuguesas cada uma com 200 trabalhadores? A probabilidade de numa tentativa salvar 1 posto de trabalho é muito inferior à probabilidade de tentar salvar o mesmo posto de trabalho com 10 tentativas. Ou não?
Será que compensa pagar às multinacionais para virem para Portugal? Sim, porque na realidade os Governos pagam às multinacionais para virem para cá criar empregos e depois ainda lhes pagam mais quando ameaçam ir embora...
Não há dúvidas que é o Governo que paga os salários dos postos de trabalho criados! Isto não é uma economia falsa? Virtual?
Se o mesmo montante, gasto nas multinacionais, fosse correctamente distribuído pelas nossas empresas e pelos nossos empresários, não seríamos um país mais desenvolvido tecnologicamente, mais exportador, menos importador, mais inovador e menos vulnerável?
Quem é que luta pelos portugueses quando há problemas? As nossas empresas ou as multinacionais? Então os postos de trabalho não estavam melhor defendidos se não dependêssemos tanto das multinacionais que estão cá enquanto são pagas para isso?
Não sou contra as multinacionais, como é óbvio que o investimento estrangeiro é essencial para o desenvolvimento e crescimento de uma economia, mas isso é o investimento directo estrangeiro (IDE), não é o investimento-do-estado-português-em-portugal-fazendo-crer-que-é-estrangeiro!

Sem comentários: