quinta-feira, março 12, 2009

Desculpem falar de bola...

Ficou claro na última segunda-feira que o fim da linha para Paulo Bento será no final da época, não por ter perdido na terça-feira 7-1 fora com o Bayern (12-1 no agregado da eliminatória), mas sim porque perdeu de vez o respeito e a admiração que uma grande parte do plantel nutria pela personalidade de Bento.
Desde o início da época que o treinador do Sporting assumiu uma postura de defesa do grupo e de rigidez perante quem não concordasse com os seus métodos e com as suas opções. Esta postura levou a que Vukcevic tivesse vários meses sem jogar e Bento assumiu (e bem!) esse braço de ferro mesmo sabendo da importância que um jogador repentino e tecnicamente evoluído podia trazer a uma equipa em muito períodos orfã de alguém com ideias.
Nessa altura Bento ganhou claramente o balneário e a prova do sucesso da sua postura foi o acto de mea culpa que Vuk fez e a forma como entrou na equipa.
Pelo meio foram existindo algumas situações com Miguel Veloso e Djaló, que foram sempre tratadas da mesma forma, ou seja, provando que quem manda é o treinador e com a exclusão das convocatórias. Todo o plantel percebeu que tinha que seguir as orientações do treinador caso quisessem jogar.
Na última segunda-feira cometeu o maior erro de gestão do balneário que poderia ter cometido e perdeu irremediavelmente todo o respeito que os jogadores ganharam por ele. Na terça-feira cometeu um acto absolutamente ridículo em cima do erro do dia anterior.
Após aquelas declarações de Miguel Veloso no aeroporto, a única coisa (e simples) a fazer era retirá-lo imediatamente da convocatória e deixá-lo em Lisboa, sempre sob o desígnio da coerência. Mas parece que preferiram levá-lo na mesma, no mínimo, deveria ter sido excluído dos 18, foi titular…
Não acredito que com o Ronny e o Tiuí* o Sporting perdesse por mais, mas de uma coisa tenho a certeza, o balneário ficava com Bento até ao fim!
Entre perder dois jogadorezecos ou manter o grupo na mão, Bento optou pela pior situação…
Faltam 9 jornadas e de facto é possível ganhar o campeonato (não acredito!) mas mesmo que seja campeão, a linha chegou ao fim…


*Tiuí jogava pela vez do Djaló que é o boneco de estimação do Veloso e tem uma coisa parecida com ele, não tem cabeça nenhuma nem sabe dar um chuto numa bola…só lhe falta ter um pai como ele…

1 comentário:

wolfinho disse...

Não posso estar mais de acordo...