sexta-feira, março 13, 2009

Dartacão, Dartacão, correndo grandes perigos…


Só ontem tive oportunidade de ver o grande vencedor da noite dos Óscares de 2008, o Slumdog Millionaire e só ontem também pude constatar que a indústria do cinema deve andar numa fase completamente decadente. Das duas uma, para este filme de produção indiana ser o melhor filme do ano, ou os outros são muito fraquinhos (ainda não vi mais nenhum dos nomeados mas tenho a certeza que há melhores!) ou a guerrilha com as grandes industrias cinematográficas está a levar o próprio cinema a conclusões demasiado ridículas.
O filme é uma simples história de “faca e alguidar” ao melhor estilo de uma novela Venezuelana, com um olhar bem real sobre a pobreza dos subúrbios de Bombaim e um enredo de coincidências estonteantes e muitas vezes rebuscado. Deu-me a ideia que o realizador e o argumentista do filme têm um grande trauma de infância por não terem visto os desenhos animados do Dartacão. Vale pela miúda bem gira de apelido português - Pinto.
Mas há algo que me deixa bastante confiante após esta premiação, é que em 2009 vamos de facto ter um grande filme a ser premiado com o Óscar de melhor filme. Senão vejamos, em 2007 premiaram um filme pseudo-intelectual dos irmãos Coen – “No country for old men” – e em 2008 premiaram um filme do mais banal que existe, portanto, foram de um extremo para o outro, em 2009 vão com certeza ficar numa posição intermédia e aí sim vamos (em perspectiva) ter um grande filme.

Sem comentários: