terça-feira, novembro 09, 2010

País de Rastos

Já se sabe que estamos à beira de perder a independência económica e que o nosso país está definitivamente de rastos.
A confirmar a afirmação, existem inúmeros sectores da economia que vão a reboque e caem a cada dia que passa levando aos despedimentos à quebra na produção e afins.
O sector primário está reduzido à produção de vinhas e de algumas leguminosas que nem para o consumo interno dá, resultado de politicas e da mentalidade subisidio-dependente dos intervenientes e latifundiários deste país.
A cereja no topo do bolo está num sector do nosso país que tanta paixão arrebata por esses lares de Portugal, que é o desporto e mais especificamente o futebol.
Este fim-de-semana, sofri um revés na minha paixão com a derrota vergonhosa da minha equipa favorita, na cidade do Porto.
Não vi o jogo em casa, pois não assino a televisão que emitiu o jogo, mas vi em casa de um grande amigo que por sinal até é simpatizante da equipa que ganhou.
Ao regressar a casa e num gesto de puro masoquismo liguei o rádio do carro na Antena 1, que continuava a reportagem do dito jogo.
Depois de algumas análises ao jogo e reportagens inúteis com perguntas aos adeptos de um e de outro clube, surgem as chamadas “flash enterview” com os jogadores de uma e de outra equipa, pelo Benfica um espanhol e pelo FCPorto um brasileiro!!
Não sou xenófobo, mas porra! Raios!!!
Eu sofri pelo meu clube, fiquei triste, mas reparo que quem representa a minha equipa, nem português sabe falar!!!
Do outro clube nem posso dizer grande coisa, porque ele estava efectivamente a falar português, muito embora com sotaque do Brasil.
Porque é que os clubes não obrigam os jogadores a falar português? Numa altura em que Portugal está a perder tudo ao menos invistam na língua.
Os chineses andam a comprar tudo o que mexe, foram à Grécia, foram a França, agora estão em Portugal, não ensinam mandarim mas qualquer dia temos que aprender, se não nem cá conseguimos comunicar.
Porque é que nós, visto que não temos dinheiro, não espalhamos a nossa língua?
A cultura de um povo começa no seu idioma, idioma esse que cada vez mais o mal tratamos, com acordos ortográficos, desfazendo por completo o verdadeiro português de Portugal, subjugando-nos a outros países economicamente mais fortes.
Um Espanhol chega à Argentina e é considerado um ser superior com a eloquência do seu castelhano.
O Português chega ao Brasil, tem que falar como eles para que seja entendido!!!
F####-SE!!!! Mas que raio de país nos transformámos????
De colonizadores passamos a colonizados! Entregues a políticos incompetentes, gananciosos e corruptos.

TOU CA NEURA, SIM!!!!!

Continuamos sentados, a pagar não sabemos bem para quê, de braços cruzados deixando a corja sugar o pouco que resta, sem visão e sem estratégia.
Enquanto não fizermos nada a corja continuará a fazer aquilo que bem lhes apetece, pois sabem que não lhe irá acontecer nada, a não ser sair do governo e passarem a ser uns gestores públicos de uma qualquer empresa ou instituto.

Ainda há tanto para dizer, mas tenho de ir trabalhar, pois tenho uma família para sustentar e a casa para pagar!!!!

Um bom dia e por favor, falem português em Portugal, que a língua será a única coisa que vai sobreviver deste país empobrecido de dinheiro e de espírito.

Bastard

6 comentários:

Anónimo disse...

"A minha pátria é a minha língua" - Fernando Pessoa.

Anónimo disse...

Calma, Bastard, está sol, e esse ainda vai sendo de borla! Não desanimes, melhores dias virão, e se não vierem, vamos bebendo uns canecos e comendo uns caracois, que ainda vão havendo algumas coisa que nos animem.
Maria Papoila

Anónimo disse...

Sendo a idiossincrasia uma vertente comportamental peculiar ao individuo ou ao grupo,direi que o grupo onde me integro em termos idiossincráticos só pode reagir com um valente Caralho que foda esta corja toda desde os politicos aos especuladores financeiros,disse.

Anónimo disse...

Um dia ainda teremos aqui outro Salazar.

rui carvalho disse...

Bem dito amigo!

Anónimo disse...

Um Dr. Oliveira Salazar para cada freguesia já nao chegava.......