segunda-feira, agosto 02, 2010

Boas férias Sra. Presidente! Vá descansada cagente toma conta disto!

Pois é…mais um ano, mais uma volta no carrossel da vida e mais um Festival Sudoeste na Zambujeira do Mar. E eu cá estou, entre bifanas e baguetes, sopas e pães com chouriço. Há já algum tempo que venho planeando trazer o computador e nos períodos de descanso, escrever umas linhas e talvez mesmo fazer crónicas assíduas do festival. Aqui estou eu, no meio deste nada, nesta cidade fabricada, sentada no 2º degrau de um escadote e com o portátil em cima de uma botija de gás, a largar as minhas neuras…

E gostaria de iniciar este meu regresso ao TCN desejando ao nosso executivo Camarário umas boas férias e anexar um grande PARABÉNS que entrego na pessoa da nossa presidente Dra. Fernanda, pois, segundo dados fidedignos mas, obviamente confidenciais, parece que são a equipe que conseguiu decepcionar um maior número de apoiantes num menor espaço de tempo. É obra! Também caramba, têm de ser bons em alguma coisa. Já que parece que não são a concretizar, a dinamizar, a mudar, a desenvolver, que o sejam, mas com dignidade, a decepcionar!

O poder local não tem obrigatoriamente de dizer sempre Ámen ao poder central, mesmo sendo da mesma cor. Dentro do mesmo partido pode, e deve, haver divergências. Senão bastaria termos um deputado de cada partido e o seu voto valeria de acordo com os resultados eleitorais. Isso sim seria “cortar nos custos” e “apertar o cinto”. Discordem meus senhores…Sra. Presidente: discorde do 1º Ministro! Pardal: discorda da Sra. Presidente! Nem que seja para fazer “operação de charme” á população.

Em áreas como a educação e a saúde não pode e nunca deve ser aplicada a lei fundamental do capitalismo, do maior lucro e do menor custo, transformando pessoas, neste caso crianças e jovens, filhos de alguém, irmãos, netos, em meros números de uma estatística. Ok! O Centro de Saúde tem “só” X utentes. A escola tem “só” 300 ou 400 alunos. Mas é uma escola e uma Direcção que muito me orgulha. É o nosso agrupamento. O tal que teve classificação de EXCELENTE! (Só há 5 em todo o país com a mesma classificação.
A lei ainda nem é definitiva…qual é a pressa em a aplicar mesmo contra a votação em assembleia municipal? Será que a nossa presidente anda com objectivos maiores e quer ficar bem na fotografia da familia rosa? Enfim…nunca mais me calava... e já me dói as costas deste escadote…

Amanhã iniciarei as minhas crónicas do Festival…
Boa noite.

7 comentários:

Anónimo disse...

sim ,sim com tanta conversa deves estar pra pedir alguma coisa ao executivo que tal a calçada e a iluminacao em frente da tua casa ,acho que já merecia e que até ficava bem pois nas caminhadas noturnas é muito escuro e podemos ser atropelados ou até cair.

Anónimo disse...

A calçada é com a Junta. Bem vinda. Isto sem ti também anda...mas não é a mesma coisa!

Anónimo disse...

Belo texto da Kate. Reflecte perfeitamente o estado de espirito da população neste momento.

Apenas um pormenor. Nem é uma lei nem um decreto-lei. É tão só ume resolução do conselho de ministros que remete para acordos entre partes, o que quer dizer que sem acordo não se aplica, conforme afima a ministra de educação.

Comentando o primeiro anonimo...
Ainde dizem que os burros estão em vias de desaparecer.

Anónimo disse...

em resposta ao anônimo das 11h 32m é só pra lhe dizer que burra é a sua tia -se lhe falta o humor o problema e dele . Agora acho que a kate deve ter calçada e luz à sua porta como têm os outros . E nunca é DEMAIS LEMBRAR O QUE PODE SER FEITO.

Anónimo disse...

Kate,
disseste tudo: a Presidente que mais apoiantes desiludiu num curto espaço de tempo.
Agora é rezar para que as pessoas dentro de 3 anos se lembrem. O que nunca é fácil de acontecer...

Anónimo disse...

e eu agora pergunto: a Presidência anterior já tinha "as coisas" alinhavadas para algum tempo! será possível que quem tem o comando à tão pouco tempo, consiga em menos de um ano, desfazer ou contrariar, tudo o k foi construído em vários anos?

Anónimo disse...

é só gulosos que circulam à volta da presidenta... gajos que saltitam do psd para o ps, outros que nunca fizeram nada pela comunidade mas têm cartão... e os que já lá estavam a chular o erário publico, com lugares oferecidos pelos anteriores... há drª falta-lhe "tomates" para correr com muitos...